Quais são os principais indicadores de treinamento?
Os indicadores de treinamentos são importantes ferramentas utilizadas para mensurar a eficácia dos treinamentos realizados e o desempenho dos seus participantes. Através dos resultados dos indicadores, é possível identificar os erros, acertos, melhorias e qual o real impacto dos treinamentos nos resultados da empresa. Não realizar essa avaliação poderá trazer inúmeros prejuízos, como desperdício de tempo e dinheiro. Veja quais são os principais indicadores utilizados para monitorar e avaliar os treinamentos realizados:
Índice de Adesão
Esse indicador mede o percentual de colaboradores que realmente participaram do treinamento, ou seja, dos que foram convidados, quantos realmente aderiram ao treinamento. A partir desse indicador, será possível identificar o nível de interesse e motivação dos colaboradores no assunto e a eficiência da divulgação.
Índice de Abandono
Esse indicador mede o percentual de colaboradores que começaram, mas não finalizaram o treinamento, ou seja, quantos colaboradores desistiram da qualificação no meio do caminho. A partir desse indicador, será possível identificar problemas quanto à qualidade do conteúdo, temas repetitivos e baixo engajamento.
Reação dos Participantes
Esse indicador deve medir a satisfação dos colaboradores com a realização do treinamento. Deixe claro que o colaborador terá total liberdade de deixar a sua opinião sincera. Monte questionários específicos, permitindo que você entenda realmente se os treinamentos estão adequados.
Tempo médio de treinamento por pessoa
Esse indicador deve medir a quantidade de horas média dedicada aos treinamentos por colaborador. Assim, poderemos comparar esse resultado com o total de horas de trabalho, identificando quantas horas de trabalho foram utilizadas para o treinamento e se os resultados alcançados condizem com esse investimento.
Média de avaliação do aprendizado
Esse indicador deve medir o resultado médio das avaliações de aprendizado, ou seja, quanto o colaborador realmente aprendeu com o treinamento realizado. Para isso, elabore testes ou provas para medir a taxa de aprendizagem do colaborador. Uma opção interessante é aplicar o teste antes e após o treinamento, para, então, comparar as notas.
Retorno sobre o Investimento (ROI)
Aqui avaliamos o retorno efetivo do investimento realizado, ou seja, é a comparação do quanto a empresa ganhou em relação ao que a empresa gastou com o treinamento. Esse indicador é importante para a gestão, pois através desse indicador, é possível demonstrar o quanto o investimento em treinamento pode ser estratégico.