Quais os erros a serem evitados na Gestão de Treinamento?
Separamos alguns erros que precisam ser evitados na gestão de treinamentos para que seja possível alcançar os resultados desejados com a sua implementação.
Conteúdos muito longos
Para que um treinamento seja bom e eficiente, é preciso que ele prenda atenção do colaborador, seja dinâmico e objetivo. Palestras com longa duração e com muito falatório não é uma boa opção. É interessante montar um conteúdo que envolva prática, dinâmicas em grupo e que não seja muito demorado.
Não usar da tecnologia
A tecnologia é uma ótima aliada desse processo. Muitos treinamentos podem ser disponibilizados via web, através de vídeos e podcast. É também possível incluir jogos durante os treinamentos presenciais, estabelecer questionários que permitam a fixação do conteúdo disponibilizado. A tecnologia também pode ajudar na mensuração dos resultados e na geração de indicadores.
Não identificar as necessidades da empresa e do colaborador
Os treinamentos precisam estar alinhados com os objetivos da empresa e com as necessidades do colaborador. Portanto, antes de estabelecer o cronograma de treinamentos, é necessário verificar quais as competências e habilidades precisam ser desenvolvidas para que o objetivo estratégico seja alcançado.
Não mensurar os resultados
Não basta apenas estabelecer o cronograma, é preciso avaliar a eficácia dos treinamentos realizados. Para que isso seja possível, é necessário definir como os resultados serão medidos. É possível medir resultados diretos e indiretos, informações quantitativas e qualitativas. Dessa forma, será possível apresentar dados e informações demonstrando o retorno dos investimentos e onde é necessário implementar melhorias.