Como deve ser o treinamento para novos colaboradores?
Quando um novo colaborador inicia na organização, mesmo que ele possua todas as competências para o cargo ocupado, o ambiente ainda é desconhecido, o que pode gerar um certo desconforto ao colaborador. Da mesma forma, para a equipe que está ganhando um novo membro haverá uma certa ansiedade. Portanto, a integração do novo colaborador deve ser planejada de forma a facilitar esse processo, permitindo que os colaboradores se sintam confortáveis e confiantes com a situação.
Veja como montar o treinamento para integração de novos colaboradores:
Monte uma política de boas-vindas
Possuir uma política de boas-vindas permitirá que o processo se torne mais prático. Nessa política, podemos inserir informações sobre a história da empresa, sobre os processos, as rotinas, produtos e serviços oferecidos, como é a infraestrutura (salas, escritórios, banheiros, refeitório) e o organograma da empresa, quais são os horários de trabalho, como anda o desempenho da empresa, quais são os novos objetivos estratégicos. A ideia é permitir que o colaborador tenha um conhecimento melhor sobre a sua nova organização.
Exponha a cultura da empresa
A cultura organizacional, missão, visão e valores da empresa, precisa ser claramente exposta, para que o colaborador entenda um pouco do seu papel na organização. Além disso, é importante informar o que se espera do colaborador, tanto em produção quanto em comportamento, para ele já esteja ciente dessas questões.
Apresente a equipe e as suas atividades
No processo de integração, é necessário que o colaborador seja apresentado à sua equipe, para que ele conheça quem serão seus superiores, como a comunicação deve ser realizada. Além disso, deve-se comunicar quais são exatamente as atividades que ele deve executar. Neste ponto, é imprescindível que os conhecimentos necessários sejam adquiridos, portanto, todos os treinamentos precisam ser realizados, para que, então, exista capacidade de sua execução.
Incentive o feedback
É importante que o colaborador se sinta à vontade para questionar e dar o seu feedback, sempre que ele achar necessário. Isso demonstrará que a organização entende a importância do colaborador e de sua opinião e sugestões para a melhoria do trabalho e do negócio.